Pedir demo
Frutos de Vettonia.jpg

Frutos de Vettonia é um projeto agrícola que teve o seu início em 2005, contando neste momento com sócios privados portugueses e espanhóis, que se dedica a produzir e comercializar nozes a partir de uma quinta em Espanha, na comunidade autónoma da Extremadura, com 65 hectares. Com um volume de negócios em crescimento contínuo, a previsão de produção de nozes para 2017 é de 150 toneladas.

Contexto

Ao longo do tempo, a empresa tem investido bastante na modernização e mecanização das atividades nas suas várias fases da cadeia de valor com o objetivo de obter ganhos de eficiência na gestão dos recursos utilizados. Se juntarmos a isso a casualidade de nenhum dos sócios residir perto da quinta (em Madrid e em Lisboa), vemos que existe também uma necessidade de controlo na gestão do trabalho realizado.

Assim sendo, 3 grandes fatores contribuíram para a aposta na Tecnologia:

1. Utilização correta das máquinas: Entre tratores, veículos motorizados e maquinaria de suporte, o investimento é considerável e justifica um planeamento e controlo para maximização da sua utilização em prol da atividade produtiva e controlo de custos de manutenção;

2. Gestão de equipas: Distantes geograficamente do dia-a-dia da quinta e com afetação de recursos variável em função da sazonalidade, torna-se necessário obter o controlo do tipo de trabalho ao longo das etapas produtivas – recolha, pesagem e transporte;

3. Segurança: Estas etapas produtivas são realizadas em zonas geográficas por vezes distantes. É essencial assegurar a segurança quer das equipas quer dos meios mecânicos.

Solução Quatenus

Para responder a estes desafios específicos foi selecionada a gama de produto Quatenus Asset Machine Edition.

Com recurso a tecnologias GPS e GSM, é ideal para gerir equipas e maquinaria de suporte a operações dispersas geograficamente. Permite controlar a capacidade utilizada versus disponível, automatizar tarefas administrativas, validar níveis de desempenho de forma remota e ter uma visão completa de atividade em tempo real. Imagine uma realidade em que tem as respostas a estas perguntas na palma da mão:

-> Onde está o meu trator?

-> Quem, onde e quando o utilizou num determinado período de tempo?

-> A sua utilização tem sido a mais adequada por operadores (peso de carga, tempo de utilização, etc.)?

-> Quantas horas por dia está cada operador a utilizar equipamento?

-> Qual a sua taxa de utilização?

-> Qual o seu custo de utilização (face a receita gerada expectável)?

Resultados e próximos passos

Fruto de mais e melhor informação em tempo real, a Frutos de Vettonia melhorou processos internos na realização de trabalhos e manuseamento das máquinas. Estas mudanças tiveram um impacto direto no aumento da produtividade rumo a uma maior rentabilidade da capacidade produtiva instalada.

Neste momento, a administração da empresa pensa já em objetivos mais ambiciosos na utilização mais eficiente dos recursos existentes. Nas palavras de José Luís pereira, administrador.

“O produto Asset Machine Edition tem um retorno imediato na nossa conta de resultados operacionais. Estamos neste momento a trabalhar com a Quatenus em disponibilizar heat maps de atividades, baseados em fatores como fluxos automáticos de tarefas e meteorologia.”

Saiba mais sobre Quatenus Asset Machine Edition aqui.

ler artigo completo

Pedir demo

Partilhe os seus dados de contacto e a nossa equipa de Global Sales entrará em contacto para realizar uma demo online.